Eletiva nº 10 - MATEMÁTICA EM AÇÃO: MISSÃO PROFICIENTE

RESPONSÁVEL


ADELSON

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A prova SAEB é uma das principais formas de avaliar a qualidade da educação no Brasil, sendo referência para medir o desempenho dos estudantes nas escolas públicas. Esta eletiva visa preparar alunos do 9º ano com bom desempenho em Matemática para alcançar a proficiência nessa avaliação, por meio da resolução de questões de edições anteriores da prova, com foco nos conteúdos e habilidades mais recorrentes.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Melhorar o desempenho dos estudantes selecionados na prova SAEB, promovendo a proficiência em Matemática por meio de atividades direcionadas. A metodologia adotada neste projeto baseia-se em estratégias ativas e contextualizadas, voltadas para o desenvolvimento das habilidades exigidas pela Matriz de Referência da prova SAEB. As aulas serão planejadas de forma a integrar a resolução e análise de questões reais da avaliação, permitindo que os alunos se familiarizem com o estilo das perguntas e aprendam a identificar padrões e estratégias eficazes de resolução. Além disso, serão promovidas aulas expositivas dialogadas, com revisão teórica dos conteúdos fundamentais para a compreensão e aplicação dos conceitos matemáticos. Durante o desenvolvimento da eletiva, serão aplicados simulados temáticos e completos, distribuídos ao longo dos três meses, com correção comentada e reflexão coletiva sobre os erros mais recorrentes. Para tornar o processo mais dinâmico e motivador, serão utilizadas técnicas de gamificação, como jogos matemáticos e desafios em grupo, além de atividades em dupla ou estações de aprendizagem. Sempre que possível, recursos digitais como Google Forms, Kahoot e plataformas de simulado também serão utilizados, a fim de promover a interação e o uso de ferramentas tecnológicas no processo de aprendizagem. A metodologia visa, portanto, estimular a participação ativa dos alunos, promover o raciocínio lógico e fortalecer a autonomia na resolução de problemas matemáticos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • O trabalho será apresentado para os estudantes da escola no mês de dezembro. Na apresentação os estudantes irão apresentar por meio da oralidade, de fotos, vídeos e cartazes, para a equipe escolar tudo que aprendeu durante o processo de efetivação do projeto.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 11 - MATEMÁTICA QUE VIRA NEGÓCIO

    RESPONSÁVEL


    ELAYNE

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, da consciência ambiental e da criatividade por meio da criação de projetos empreendedores com base em conteúdos matemáticos e práticas sustentáveis.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A disciplina será conduzida por meio de metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos (ABP), oficinas práticas, dinâmicas de grupo, resolução de problemas e uso de tecnologias. Os alunos trabalharão em equipes, desenvolvendo uma ideia de negócio sustentável e aplicando os conceitos matemáticos para estruturar todas as etapas do projeto. A sustentabilidade será abordada como princípio orientador, incentivando o reaproveitamento de materiais, o consumo consciente, a economia circular e o empreendedorismo social.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Ao final do projeto, realizaremos a Feira de Ideias Sustentáveis, onde os alunos do 8º e 9º ano apresentarão os negócios sustentáveis que desenvolveram ao longo do semestre, aplicando conceitos matemáticos e princípios de consumo consciente, reaproveitamento de materiais e economia circular. O evento será aberto à comunidade escolar e contará com exposições, protótipos e premiações para as ideias mais inovadoras e com maior impacto socioambiental.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 12 - PAPEL EM TRANSFORMAÇÃO

    RESPONSÁVEL


    FABIANA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O projeto de arte com papel nasce da necessidade de promover práticas criativas acessíveis, sustentáveis e significativas dentro do ambiente educativo e cultural. O papel, por ser um material amplamente disponível, econômico e versátil, permite a inclusão de todos os participantes, independentemente de sua idade ou experiência prévia com arte. Além disso, o trabalho com papel estimula diversas habilidades cognitivas e motoras, como coordenação, atenção, raciocínio espacial e criatividade. Ao manusear, dobrar, recortar e montar, os participantes desenvolvem não apenas competências técnicas, mas também sensibilidade estética e expressão pessoal. Este projeto também se justifica pela sua capacidade de despertar a consciência ambiental, ao incentivar o reaproveitamento de papéis e materiais recicláveis. Assim, a arte com papel se torna uma ferramenta educativa que alia expressão artística à sustentabilidade, contribuindo para a formação de indivíduos mais conscientes, criativos e engajados com seu entorno. Portanto, este projeto visa não apenas ensinar técnicas artísticas, mas também proporcionar um espaço de descoberta, experimentação e valorização do fazer manual e do potencial transformador da arte.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Trabalhar em grupos para desenvolver soluções criativas para desafios relacionados à temática do projeto. • Integrar atividades que promovam • Realizar oficinas de arte, onde os participantes possam expressar • Criar um espaço • Assistir vídeos explicativos para as produções no papel
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • • Exposição de trabalhos realizados com papel
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Ciências
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 13 - LIBRAS EM AÇÃO: UM PASSO PARA A INCLUSÃO REAL

    RESPONSÁVEL


    HELOISE

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o aprendizado básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras), contribuindo para a inclusão e valorização da comunidade surda, bem como para o fortalecimento da cidadania e do respeito à diversidade.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A metodologia adotada para a eletiva será estruturada de forma prática e interativa, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e inclusivo. Inicialmente, as aulas expositivas fornecerão uma introdução teórica sobre os temas propostos, possibilitando discussões que favoreçam a reflexão crítica sobre o papel da Libras na inclusão social e educacional. Como destaca Vygotsky (2001), o aprendizado ocorre de maneira mais eficaz quando mediado por interações sociais e discussões, sendo a base teórica essencial para a construção de um entendimento profundo. Além disso, as práticas de sinalização terão um papel central, com simulações de diálogos e situações cotidianas, permitindo que os alunos vivenciem a Libras de forma prática. Atividades lúdicas, como jogos e dinâmicas, também serão utilizadas para facilitar a aprendizagem de forma descontraída e envolvente. O ensino da Libras, como observa Ronice Müller de Quadros (2009), deve ser um processo ativo e contextualizado, no qual a língua de sinais é vivenciada no dia a dia, promovendo a interação e a troca entre os participantes. O lúdico é uma excelente ferramenta para engajar os estudantes, criando um ambiente propício para a comunicação e o aprendizado efetivo. A utilização de tecnologia será outro ponto forte da metodologia, com o uso de vídeos, aplicativos e tutoriais online que auxiliarão na compreensão e prática da Libras. Esses recursos audiovisuais são essenciais para o ensino de Libras, pois atendem à predominância visual da língua e oferecem uma experiência mais acessível e diversificada.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância do projeto será marcada por uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos ao longo do projeto. Os murais contarão a história da comunidade surda e serão complementados por oficinas práticas, onde os alunos poderão ensinar aos outros o que descobriram, promovendo a troca de conhecimento de maneira simples e acessível. Essas atividades permitirão que eles mostrem de forma criativa o que aprenderam durante o curso, destacando a importância da comunicação por meio de Libras. A culminância será, assim, uma celebração do aprendizado e uma oportunidade de reflexão sobre a importância da inclusão.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte



    Eletiva nº 14 - UNIVERSO LITERÁRIO

    RESPONSÁVEL


    KEITY

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Todos os educadores conscientes e atentos às dificuldades que os estudantes trazem nos tempos atuais, especialmente neste momento que vive a humanidade, reconhecem o valor da leitura para a construção do conhecimento e para a consolidação da aprendizagem. A leitura é chave para a construção do conhecimento em toda e qualquer área do saber e do fazer humano. A leitura contribui para o desenvolvimento mental, forma e enriquece o vocabulário, estimula a criatividade, tão essencial para reinvenção nestes tempos e para superação de dificuldades e dramas pessoais ou sociais, e para oferecer possibilidades de renovação e motivação para o crescimento de cada educando. Acontece, porém, que incentivar e motivar para a leitura não é tarefa fácil, especialmente em tempos de redes sociais, quando a comunicação exige agilidade e rapidez e o mundo busca o imediatismo das relações. No entanto, quem experimentou sabe o valor de um bom livro nas mãos e o quanto a boa leitura pode produzir no espírito, levar a uma reflexão crítica e tomada de posição, nomeio em que se vive e frente às transformações e exigências da atualidade, seja no âmbito escolar, do trabalho, da política, enfim, da vida. Por isso, oportunizar situações de leitura no Ensino Médio, com diversidade literária e textual, adequada à faixa etária da adolescência e juventude, conectada com as realidades atuais, representa um grande enriquecimento para os estudantes, além de contribuir para sua aprendizagem em todas os componentes curriculares, desenvolvendo a capacidade de compreensão e interpretação do mundo à sua volta, proporcionando condições de pesquisa, resumo, análise, crítica, julgamento e nas diversas situações do cotidiano. Dessa forma, justifica-se a oferta da eletiva ‘É lendo que se aprende’ como caminho de construção do conhecimento e consolidação da aprendizagem para os educandos do Ensino Médio, considerando ser uma etapa de transição para o Ensino Superior ou para o mercado de trabalho.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • - Aulas dialogadas com mediação do professor; - Rodas de leitura com recursos diversos (livros, jornais, artigos, mídias digitais); - Leitura e releitura de expressões artísticas diversas; - Pesquisa, relaxamento e exploração da biblioteca; - Atividades práticas de leitura, interpretação e exposição de textos e ideias diversos; - Práticas de interpretação e recitação de poesias; - Atividades de expressão escrita, musical e corporal, a partir da leitura de textos literários; - Teatralização de textos e obras literários, confecção de cartazes, cartão, chá literário.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância da eletiva dar-se-á em uma atividade multicultural e artística em que os estudantes apresentarão os resultados de leituras diversas, realizadas ao longo do semestre, expressando sua compreensão textual. - Café com leitura e outras conversas O Café literário tem o propósito de apresentar de forma lúdica e ao mesmo tempo responsável, a importância de uma conjunção de temas que podem se tornar pertinentes a vários outros campos do conhecimento. • Poesia (Declamações ). • Feira literária: exposição de poemas escritos pelo próprio estudante, de autores nacionais e internacionais, teatro.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 15 - HORTA ORGÂNICA E MEDICINAL

    RESPONSÁVEL


    SYNTHIA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Os alunos investigarão diferentes tipos de plantas, suas propriedades medicinais e os métodos de cultivo orgânico. Eles farão perguntas sobre como as condições climáticas, o solo e a água afetam o crescimento das plantas. A pesquisa incluirá entrevistas com especialistas, visitas a hortas existentes e a leitura de materiais sobre botânica e agricultura sustentável.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A eletiva incluirá a criação de uma horta orgânica e medicinal em um espaço designado. Além disso, os alunos apresentarão um relatório detalhado sobre o processo de cultivo e as propriedades das plantas escolhidas em um evento aberto à comunidade. Os alunos trabalharão em equipes, dividindo responsabilidades como pesquisa, planejamento da horta, e divulgação. A colaboração permitirá que eles combinem suas habilidades e fortalezas para alcançar um objetivo comum. O professor atuará como facilitador, guiando os alunos na pesquisa e no planejamento da horta. O papel do educador será apoiar, questionar e oferecer recursos, em vez de ser a fonte primária de informações. O projeto abordará várias disciplinas, incluindo ciências (biologia e ecologia), matemática (medindo espaço e calculando quantidades de sementes), e linguagem (escrevendo relatórios e apresentações). Isso também proporcionará oportunidades para explorar temas de arte ao criar sinalizações e materiais visuais para a horta.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Uma feira de saúde e sustentabilidade onde os alunos apresentarão a horta, farão demonstrações de uso das plantas medicinais e discutirão a importância da alimentação orgânica.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências



    Eletiva nº 16 - CONHECENDO O DINHEIRO: EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA FUTURO

    RESPONSÁVEL


    WENDLL

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver habilidades e conhecimentos em educação financeira para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, conduzindo-os para gerenciar seus recursos financeiros de forma eficaz e responsável.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Aulas expositivas e discussões em grupo. • Atividades práticas e simulações. • Uso de tecnologias (planilhas, aplicativos financeiros). • Convidar especialistas em finanças para palestras.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Realizar uma “Feira de Educação Financeira: Um mercado de Conhecimento”. Esse evento reunirá os alunos, professores, pais e membros da comunidade escolar. Os alunos criarão estandes que representarão diferentes aspectos da educação financeira, tais como: orçamento e planejamento financeiro, poupança e investimentos, crédito e débito, educação financeira e cidadania. Durante a realização da feira, os alunos envolvidos realizarão: apresentações orais sobre seus estandes, oficinas práticas sobre educação financeira, jogos e atividades interativas sobre finanças e exposição de trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  História
    •  Matemática



    Eletiva nº 17 - XADREZ: INICIAÇÃO ESPORTIVA E REFLEXÕES SOBRE O JOGO

    RESPONSÁVEL


    YASMIN

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O xadrez é um jogo matemático, leva o jogador a raciocinar, desenvolve a capacidade de concentração e de perspicácia. O jogo de xadrez nas escolas é uma forma de entretenimento lúdico-educacional capaz de desenvolver nas crianças e jovens capacidades de concentração, planejamento de ação, memória, julgamento, imaginação, antecipação, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão, lógica matemática, criatividade, inteligência, organização metódica do estudo e interesse por línguas estrangeiras, devendo utilizar métodos que desenvolvam caraterísticas positivas da personalidade humana, visando a inteirar o jovem a sociedade e aos grupos que o cercam. O xadrez é um jogo muito antigo, porém pouco praticado no Brasil talvez por falta de incentivo ou falta de conhecimento das regras e este projeto vem com o intuito de disseminar a prática esportiva do Xadrez nesta comunidade.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Será utilizado a metodologia da sala de aula invertida, pois, segundo Freitas et al. (2009, p. 5873), o educador tem o papel de buscar caminhos alternativos para que a educação “supere a fragmentação, a linearidade e o mecanicismo e construa referenciais que justifiquem uma mudança paradigmática”, que permita a composição de seres humanos críticos, produtores do conhecimento e portadores de valores éticos. As aulas ocorreram na forma de aulas expositivas; trabalhos em grupo; pesquisa e oficinas; exercícios de treinamento, aprendizagem e aperfeiçoamento; vídeo Aulas da Internet; jogos online e off-line; inscrição em torneios virtuais; participação em torneio interno. Portanto, a sala de aula invertida proporciona a oportunidade de docentes e discentes discutirem em conjunto sobre os mais variados assuntos, desenvolvendo as suas argumentações, estimulando a criatividade, fortalecendo o senso crítico, preservando o diálogo e a interação.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Será apresentado em forma de exposição de cartazes o jogo e projetos realizados/trabalhados no decorrer da eletiva para os demais alunos da escola em 12//2025. Será realizado, um canto interativo em que os estudantes do CEPI poderão vivenciar o jogo, em formato de torneio.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  Matemática