MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
Todos os educadores conscientes e atentos às dificuldades que os estudantes trazem nos tempos atuais, especialmente neste momento que vive a humanidade, reconhecem o valor da leitura para a construção do conhecimento e para a consolidação da aprendizagem. A leitura é chave para a construção do conhecimento em toda e qualquer área do saber e do fazer humano. A leitura contribui para o desenvolvimento mental, forma e enriquece o vocabulário, estimula a criatividade, tão essencial para reinvenção nestes tempos e para superação de dificuldades e dramas pessoais ou sociais, e para oferecer possibilidades de renovação e motivação para o crescimento de cada educando.
Acontece, porém, que incentivar e motivar para a leitura não é tarefa fácil, especialmente em tempos de redes sociais, quando a comunicação exige agilidade e rapidez e o mundo busca o imediatismo das relações. No entanto, quem experimentou sabe o valor de um bom livro nas mãos e o quanto a boa leitura pode produzir no espírito, levar a uma reflexão crítica e tomada de posição, nomeio em que se vive e frente às transformações e exigências da atualidade, seja no âmbito escolar, do trabalho, da política, enfim, da vida.
Por isso, oportunizar situações de leitura no Ensino Médio, com diversidade literária e textual, adequada à faixa etária da adolescência e juventude, conectada com as realidades atuais, representa um grande enriquecimento para os estudantes, além de contribuir para sua aprendizagem em todas os componentes curriculares, desenvolvendo a capacidade de compreensão e interpretação do mundo à sua volta, proporcionando condições de pesquisa, resumo, análise, crítica, julgamento e nas diversas situações do cotidiano.
Dessa forma, justifica-se a oferta da eletiva ‘É lendo que se aprende’ como caminho de construção do conhecimento e consolidação da aprendizagem para os educandos do Ensino Médio, considerando ser uma etapa de transição para o Ensino Superior ou para o mercado de trabalho.