Eletiva nº 1 - BLOCO DO SIMINO ARTÍSTICO

RESPONSÁVEL


ENZO MARQUES MENDES

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • ENSINAR ARTES, CULTURA E DESENHOS E FALAR SOBRE OS ASSUNTOS.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • DESENHOS, CULTURA, FILMES E MÚSICA.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS CRIADOS.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  História



    Eletiva nº 2 - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

    RESPONSÁVEL


    IZADORA BARBOSA BOMBIERI

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O Instagram é uma plataforma popular entre os aulnos e pais, sendo assim, podemos: conectar-nos a com as comunidade de forma mais eficaz; fortalecer a interação e ocompartilhamento de ideias.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Criação de vídeos e fotos informativos.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Postar no Instagram da escola os vídeos e fotos dos eventos, incluindo a culminância.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 3 - CINE JUVENIL

    RESPONSÁVEL


    ANNA KEMBYLLY OLIVEIRA TAVARES

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O cinema, como forma de arte e comunicação, tem o poder de contar histórias, provocar reflexões e impactar a sociedade. Dessa forma, ao envolver os jovens na criação de curtas - metragens, documetários e outras produções, estamos proporcionado um espaço para que eles sejam agentes ativos na construção das narrativas significativas.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Explorar diferentes perspectivas culturais por meio do cinema, promover um espaço de lazer e aprendizado interativo.

    • exibição de filmes
    • debates sobre filmes
    • aulas básicas sobre roteiros de filmes etc.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Produção de um curta-metragem e história do cinema.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 4 - MUSIMINO

    RESPONSÁVEL


    POLIANA DA COSTA SILVA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A criação de um clube juvenil de música na escola favorece o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, estimulando habilidades cognitivas, como memória e criatividade. Oferece um ambiente inclusivo, promove o trabalho em equipe, reduz o estresse e fortalece o engajamento escolar por meio de eventos e apresentações culturais.


  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Apresentar diferentes culturas aos alunos através da música com aulas práticas e teóricas, como:

    • uso da partitura
    • aulas de canto
    • aulas com instrumentos
    • aulas rítmicas
    • aulas dinâmicas etc.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação musical dos alunos.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 5 - VIBE ESPORTE

    RESPONSÁVEL


    MARIA VITÓRIA RODRIGUES BATISTA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A prática esportiva na escola é essencial para o desenvolvimento motor, social e emocional dos alunos. Além de contribuir para a saúde física, os esportes trabalham valores como cooperação, disciplina e respeito. 

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Promover o desenvolvimento físico, social e cognitivo dos alunos por meio de:

    • alongamentos
    • estudos sobre as regras dos jogos
    • coordenação motora
    • concentração
    • raciocínio lógico
    • memória
    • amistosos
    • trabalho em equipe
    • autoconfiança
    • lidar com frustrações
    • disciplina
    • responsabilidade.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Jogo amistoso apresentando as técnicas estudadas aos demais alunos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  Matemática



    Eletiva nº 6 - CLUBE DE ESPORTE

    RESPONSÁVEL


    ANA JULIA BARROS DOS SANTOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Neste projeto vamos explorar uma variedade de esportes para promover e incentivar a participação ativa dos jovens em atividades físicas e de lazer.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Promover o desenvolvimento físico, social e cognitivo dos alunos por meio do basquete, handebol, queimada, críquete, futsal e vôlei:

    • alongamentos
    • estudos sobre as regras dos jogos
    • coordenação motora
    • concentração
    • raciocínio lógico
    • memória
    • amistosos
    • trabalho em equipe
    • autoconfiança
    • lidar com frustrações
    • disciplina
    • responsabilidade.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Promover um amistoso entre clubes e apresentação das regras dos jogos aos demais alunos.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 7 - SEMENTES DO AMANHÃ

    RESPONSÁVEL


    MARYA FERNANDA DA SILVA MARQUES

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O presente clube juvenil visa dar continuidade ao projeto de eletiva do ano anterior sobre horta escolar. Além de apresentar alguns conhecimentos sobre culturas, cuidado com o solo e as plantas.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Desenvolver a horta escolar:

    • cuidar
    • plantar
    • conhecer sobre reprodução e ciclo das plantas
    • proporcionar aos alunos o contato com a natureza
    • proporcionar alimentação de qualidade
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação de obras artísticas, murais e painéis relacionados a horta e a natureza.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Geografia



    Eletiva nº 8 - JOGOS E BRINCADEIRAS

    RESPONSÁVEL


    JORDANA VITÓRIA DA SILVA CAETANO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Jogos e brincadeiras desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de jovens, proporcionando uma forma saudável e divertida de aprendizagem. Ao participar de atividades lúdicas, os jovens aprimoram suas habilidades sociais, desenvolvem a criatividade, estimulam o pensamento crítico e aprendem a trabalhar em equipe. Além disso, essas atividades promovem o bem-estar físico e mental, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade. Um clube juvenil focado em jogos e brincadeiras cria um ambiente acolhedor e estimulante, onde os jovens podem explorar suas habilidades, fazer novas amizades e crescer como indivíduos.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Essas atividades ajudarão a criar um ambiente dinâmico e estimulante, onde os alunos podem se divertir enquanto desenvolvem diversas habilidades.
    • Caça ao Tesouro
    • Pega-Pega
    • Jogos de Tabuleiro
    • Jogos de Carta: Jogos como Uno, Truco, ou Pife, que são divertidos e envolvem estratégia.
    • Brincadeiras de Roda
    • Jogos de Conhecimento
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação dos jogos criados para jogar com os alunos.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática